Dê o seu melhor
Olá, crianças. Deixa eu ver o que eu vou contar pra vocês hoje...
hmm...
Ah! Outro dia eu descobri que não posso mudar o mundo! Não é legal?!
"Mas só agora?!", vocês perguntam. É, só agora. "Só agora" porque... não sei, não sei por quê, mas precisei de quatro anos tentando ingressar em atividades e instituições que me encaminhariam ou ajudariam a cumprir minha "tarefa".
É, eu queria ser o bom rapaz, herói do país (da humanidade se possível) que iria acabar com a fome e unir todas as pessoas em prol do nosso melhor bem: a felicidade. A própria faculdade que eu estou cursando tem a ver com isso tudo.
Idealista patético, infantil, estúpido, metido, inocente, ingênuo e burro. É... e perdoem minha megalomania também.
Aí um dia eu acordo e percebo que se continuar como vou, não vou ser muito mais que um velho engravatado que ganhará dinheiro trabalhando pra alguém ganhar mais dinheiro que eu. Muito mais. Não é o dinheiro que me incomoda aí (sério mesmo), mas a situação.
É engraçado ser adolescente... você no fundo acredita que não vai envelhecer, que pode mudar o mundo, que tem tudo nas mãos pra fazer isso. Aí um dia você despenca do sonho, da cama com o despertador tocando às cinco e meia da manhã avisando que você tem que estar de pé em menos de meia hora, aí depois o dia acaba e não dá tempo pra nada. Não dá tempo de mudar o mundo, não dá tempo nem de estudar! Não querendo desiludir nenhum adolescente aqui, mas já desiludindo... Droga, é que nem contar pra uma criança que Papai Noel não existe.
Entretanto, depois de tudo, você vê que o que vale à pena mesmo é experimentar e conhecer o mundo. Os sorrisos que você dá, as lágrimas que você chora, tudo que você toca e vê, é o que sua vida será e se você puder fazer isso e ajudar alguém, de alguma forma, de qualquer forma, já valeu (eu acho, talvez...).
Enfim, quase certamente estou saindo da faculdade de economia. Não faz mais sentido... e, como dizia Buddy Rich, "A vida sem música é uma mentira". Eu aumento: A vida sem arte é uma mentira. Em breve eu estarei na faculdade de desenho industrial, que é algo do qual eu sempre gostei muito: desenhar, imaginar... honestamente, eu sempre gostei mais disso do que de mudar o mundo. Enfim, é a vida (será?)...
O leitor pode perceber no meu texto que eu não estou seguro em relação ao que vai ser de amanhã e de fato não estou. Mas de uma coisa eu tenho certeza, está na hora de mudar meu rumo e é isso que eu farei, é isso que eu já estou fazendo. Mas até achar um porto seguro, sei que tenho muitas léguas de tormenta pela frente e isso NÃO me desanima.
Quando vêm as tempestades da vida, você tem de olhar fixamente pra elas e dizer "dê o seu melhor!"
De maneira alguma estão escritas aqui todas as minhas vontades e emoções, e talvez nunca estarão, mas...
É isso, senhoras e senhores. Passar bem.
4 Comments:
Ok, Michel. Trocar de faculdade é o tipo de coisa que você deve fazer mesmo, mas não pode ser de qualquer jeito. Você não parou pra pensar que parece que isso mudou de uma hora pra outra? E se amanhã você descobrir que "voltou ao normal" e na verdade quer mesmo ajudar a mudar o mundo?
Não vai sair andando assim só por impulso, cara. Você troca de faculdade agora se tiver certeza de que é a coisa certa, ou seja, que não quer mesmo estudar e viver como economista. Se você tiver certeza disso, não adianta continuar; mude mesmo e ganhe tempo. Só que esse tipo de mudança tem que ser consciente, você quando faz isso está abdicando do seu direito de errar. Nós, seres inteligentes, podemos errar uma vez, porque é a melhor forma de aprender, com a experiência; mas errar pela segunda é um risco bem grande.
domingo, abril 17, 2005 12:14:00 PM
Fala Puffão...
Sabe, realmente posso dizer agora que estou vendo o verdadeiroMichel q um dia eu já vi...Não que vc tenha sido falso ou não sido vc, e embora todos os nossos dialogos (a maioria) eu a guiei num tom ironico e debochado (pra n me chamar de palhaço), eu via que tinha um cara que queria fazer a diferença, seja na música, ou na economia...mas o ser humano é um ser social, queira ou não, e pra mudar o mundo, ou pra tentar, é necessario encontrar alguem q pense igual vc...aih q mora o perigo.É dificil pacas vc achar alguem assim. O segredo é vc mudar aqueles que estão ao seu redor, o seu mundo, se vc v a felicidade deles acho q o dia ta ganho em parte neh? Então não perca o brilho no olhar, tome suas decisões pq elas são suas,e ngm pode tira-las se vc n deixar e lute. Afinal, hj em dia vc pode desafiar o mundo sem sair da sua casa...nos vemos pelas esquinas, AMIGO...
segunda-feira, abril 18, 2005 1:38:00 PM
Vc me surpreende a cada dia... admiro cada vez mais a coragem e determinação q vc fala e sente as coisas... vc sabe q eu to nesse dilema tbm.. mas falta coragem, falta mta coisa ainda... realmente não sei oq eu quero, nem oq eu não quero (acho q to uma fase atras ainda neh .. rsrs), acho q tem coias q vão fazer meus olhinhos brilharem mais.. ou não nehhh...
confusa eu?? não q isso.. mas so falo uma coisa...
meu proximo semestre não vai ser o mesmo... quem eu vo perturbar?? hein? hein??
te adorooo
bjokas
segunda-feira, abril 18, 2005 10:04:00 PM
Não vou ser hipócrita de dizer "mude de faculdade sim!" ou "não muda não! vc tah se dando tão bem!". Felizmente sempre soube o que queria da vida, nesse ponto. E volto com aquela velha frase, faça o melhor com o tempo que lhe é dado.
As grandes caminhadas começam com pequenos passos, mudar o mundo é mudar a si mesmo e só. "Muda, que quando a gente muda o mundo muda com a gente. / A gente muda o mundo na mudança da mente. / E quando a mente muda a gente anda pra frente."
Vc acha q é esse o certo? Vai lah, manda ver, é a hora de experimentar, pq essa é a hora, quando seu porto seguro ainda está longe e você não arrisca perdê-lo, enquanto ainda está encontrando o caminho pela tempestade.
Prolixo? Q isso.. uhauha
terça-feira, abril 19, 2005 12:58:00 AM
Postar um comentário
<< Home